às 15:17:00

UNIPTAN realiza Semana das Engenharias em outubro

Evento acontece entre os dias 14 e 16 de outubro

Entre os dias 14 e 18 de outubro, o UNIPTAN vai realizar a IV Semana das Engenharias, atendendo aos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Para dúvidas ou mais informações: Coordenação de Engenharia | [email protected] | [email protected] 

Confira a programação completa, ou baixe aqui.

Segunda-feira | 14/10

Público alvo: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
19:00 h - Sala de Metodologias Ativas
Palestra: O perfil do engenheiro de produção exigido pelo mercado.
Ministrante: Vinícius Expedito de Andrade
Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário de Lavras, especialista em Processos Industriais Automatizados – CEFET – MG. Atua como supervisor de produção da RDR, indústria metalúrgica do Grupo Ciclope é responsável por 80 colaboradores diretos e seus líderes. Possui experiência em mapeamento e redesenho de processos através da Fundação Dom Cabral e Green Belt em Seis Sigma. Também possui experiência com estudos dos tempos e métodos contribuindo para redução de custos na organização. Também atuou no setor logística e garantia da qualidade.
21:00 h - Sala de Metodologias Ativas
Palestra: Gestão de carreira
Ministrante: Thais Guedes 
Psicóloga (UFSJ), Pós graduada em gestão de pessoas pela Una, especialista em Gestão de Negócios pela FDC, Gerente de RH do Grupo AMG no Brasil.

Terça-feira | 15/10

Público alvo: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
19:00h - Sala de Metodologias Ativas
Palestra: Indústria 4.0: perspectivas e desafios.
Ministrante: Eduardo Bento Pereira. 
Possui doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação, área Sistemas e Controle e tem experiência prática em projetos de automação e instrumentação industrial e robótica educacional. Coordena o Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS). Atualmente, trabalha com ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação nas áreas de robótica, robótica educacional, aprendizagem criativa, tecnologias Assistivas e educação inclusiva, controle avançado, indústria 4.0 e Internet das coisas (IoT). Atua como consultor, palestrante e ministra cursos nestas mesmas áreas. 
21:00h - Sala de Metodologias Ativas
Palestra: Gestão de Conflitos e a Industria 4.0 
Ministrante: Paulo Renato Gonçalves Júnior (Paulo Curió)
Graduado em Engenharia Mecânica e MBA em Gestão de Projetos pelo Grupo UNIS. Atuou 7 anos como docente nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção no Centro Universitário de Lavras; Professor nos cursos de MBA do Grupo UNIS (presencial e EaD); Coordenador de Polos Ead do Grupo UNIS; Coordenador da Qualidade e Responsável Técnico na Mercomolas Ind. De Molas (desde 2003); Consultor na empresa ONIXX Consultoria Organizacional; Cursos nas áreas de: MSA, APQP, MASP, FMEA, CEP, Seis Sigmas, Implementação e Interpretação e auditor ISO 9001:2008, ISO 9001:2015 e IATF 16949.

Quarta-feira | 16/10

Público alvo: ENGENHARIA CIVIL e ENGENHARIA DE PRODUÇÃO  
19:00 h – Anfiteatro do Uniptan
Apresentação dos vários tipos de EPIs utilizados na indústria e construção civil.
19:15 h – Anfiteatro do Uniptan
 "Meditação e Qualidade de Vida no Meio Corporativo".
Alex Mourão Terzi é Professor do Instituto Federal de São João del-Rei. Mestre e Doutor em Linguística e Pós-doutor em Mindfulness e Estudos da Linguagem. Instrutor de Mindfulness e pesquisador pelo Mente Aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde - do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, docente convidado da especialização em Mindfulness da UNIFESP; Instrutor de Kindfulness (Instituto Ciência Contemplativa) e colaborador na área de Educação do NUMI (Núcleo de Mindfulness - Belo Horizonte). 
21:00 h - Anfiteatro do Uniptan
“Empreendedorismo para engenheiros”
Ministrante: Mayara Hadad Borges, mestre em administração com foco de pesquisa em sustentabilidade. Especialista em gerenciamento de projetos pela FGV com ênfase em business pela Universidade de Ohio. Formada em Turismo e pós graduada em Economia, Gestão e cultura do turismo pela UFRJ. Sócia do Prorede Permutas Empresariais e coordenadora do Neuni. Multiplicadora e entusiasta do Sistema B e negócios de impacto social.

Quinta-feira | 17/10

Público alvo: ENGENHARIA CIVIL
19:00 h  - Anfiteatro do Uniptan
“Métodos ágeis e ferramenta SCRUM”
Hudson Otávio Gonçalves Elias, engenheiro industrial mecânico, pós graduado em engenharia de segurança do trabalho e MBA em Gerenciamento de projetos. Gestor de Tecnologia e Inovação na Federação das Indústiras do Estado de Minas Gerais e mestrando em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela UFMG,
21:00 h  - Anfiteatro do Uniptan
“Cálculo Estrutural de Edifícios utilizando o software TQS, no mundo BIM”
Ramon Andrade Cardoso, engenheiro civil com especialização em estruturas de concreto e fundações. Responsável pela elaboração de projetos estruturais, hidrossanitário, drenagem, elaboração de planilha orçamentária e cronograma físico/financeiro, da Amver 18 cidades do Campo das Vertentes.

Sexta-feira | 18/10

Público alvo: ENGENHARIA CIVIL


19:00 h - Sala de Metodologias Ativas do Uniptan
“Mini curso de tecnologia de concretos para pedreiros”
O mini curso tem entrada gratuita para pedreiros interessados em conhecimentos em tecnologia de concreto.

20:00 h - Anfiteatro do Uniptan


Apresentação do Complexo mineral, primeiro complexo de reaproveitamento de rejeitos do mundo, uma iniciativa das startups EcoMud, Element, GMTech e Reuse em parceria com a Samarco Mineração, para incentivar e potencializar startups e soluções relacionadas ao reaproveitamento do rejeito proveniente do beneficiamento do minério de ferro, tendo como principais pilares o empreendedorismo, a inovação e o trabalho colaborativo. O grupo possui foco não só no desenvolvimento e aceleração de novas soluções, mas também no desenvolvimento de atividades para a comunidade e para viabilizar negócios de impacto, contando com parcerias de peso vindo da aliança entre o setor público, as universidades e a iniciativa privada, representada em nossa logo.

Vitor Hugo - Foi duas vezes (em 2018 e 2019) o vencedor do Desafio mineral, é Diretor Executivo da EcoMud - startup que utiliza rejeitos da mineração para pavimentação de estradas - e do Complexo minerALL - arranjo produtivo local de empresas de aproveitamento de rejeitos e centro de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias -. Também atuou como Gerente comercial na startup Scribs. Tem experiência em startups, gestão de projetos, elaboração de estudos de viabilidade, empreendedorismo e inovação.

Gabriel Saleh - Graduando em administração na IBS Business School / FGV. Concluiu especialização em empreendedorismo na Wharton University. Tendo feito também, cursos complementares de gestão e negociação na Universidade da Virgínia e na FGV respectivamente. Atualmente atua em duas empresas: Startup Element [Si] como diretor executivo; Complexo MinerALL como diretor de Negócios. Experiência em gestão de pessoas e projetos, inovação/co-inovação e empreendedorismo.

Larissa Torquato - Técnica em Química e Graduanda em Engenharia Química pelo UniBH, atua no mundo dos negócios como Diretora de Operações da GMTech e Diretora de Marketing do Complexo MinerALL. Tem ampla experiência em análises ambientais, gestão de pessoas e processos criativos.

Athos Lima - Possui experiência com pesquisa e inovação participando de vários projetos, como o projeto [email protected] (2017) e GMTech (2019). Atua como Diretor Executivo e co-fundador da startup GMTech - tecnologia de concreto para reparo e reforço estrutural- e Diretor de Negócios do Complexo minerALL. É bolsista de pesquisa no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), e cursa engenharia química.

Anna Laura – Empreendedora e co-fundadora da startup Element(Si). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com ênfase em gestão de negócios e empreendedorismo de base tecnológica (startups hard Science). Aluna do curso Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com foco em gestão da inovação, desenvolvimento de produto, inteligência de mercado e Indústria 4.0. Atualmente desenvolve um projeto de open innovation em parceria com a Samarco e um projeto de pesquisa de tecnologias emergentes inserido no contexto da indústria 4.0 na Université de Sherbrooke (Quebec, Canadá).


Fonte: