às 10:47:00

UNIPTAN investe em aprendizagem remota para que alunos não percam o semestre letivo.

Plataforma online criada pelo Grupo Afya e utilizada pelo UNIPTAN promove a interação entre alunos e professores. São aulas e chats em tempo real que permitem que os alunos recebam todo o conteúdo programado para o semestre letivo.

Diante da Pandemia de Covid-19, o isolamento social se tornou uma realidade para todos. As aulas do UNIPTAN foram suspensas por tempo indeterminado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde no combate ao vírus.

Frente a esse cenário e atento às necessidades dos alunos, o UNIPTAN não mediu esforços e buscou em tempo recorde a solução para o problema.

Através de uma plataforma digital, foram disponibilizadas para todos os alunos da Instituição, aulas virtuais com tecnologia de ponta e interatividade, com professores em tempo real ministrando todo o conteúdo programado para o semestre letivo.

Para a Reitora do UNIPTAN, Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, foi um grande desafio implementar em uma semana uma plataforma que permitisse que todos os conteúdos de todos os cursos chegassem aos quase 3 mil alunos do UNIPTAN em forma de aulas virtuais: “Capacitamos nossos professores, trabalhamos a integração de todos os alunos na plataforma. Um trabalho que reuniu uma equipe maravilhosa de tecnologia, técnicos administrativos e educacionais, que capacitaram os docentes, possibilitando dessa forma levar os nossos professores para dentro da casa de cada aluno do UNIPTAN.”

Ainda segundo a Reitora do UNIPTAN, a Instituição saiu à frente com a implantação da nova plataforma, para que os alunos não perdessem o semestre letivo e para honrar os contratos de todos os colaboradores da Instituição: “Se esta crise se prolongar e medidas não forem tomadas, muitos alunos de outras instituições de ensino superior podem ter o semestre letivo perdido”.

Para a Pró-Reitora de Ensino e Assuntos Acadêmicos, Kelly Aparecida Torres, o Grupo Afya, atento às necessidades dos alunos, buscou as melhores tecnologias de informação e comunicação para continuar oferecendo excelência no processo de ensino-aprendizagem: “O ambiente virtual disponibilizado é uma forma de aproximar professores e alunos, mesmo que distantes geograficamente. Este é um momento ímpar que requer ações inovadoras para que possamos continuar proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade”, afirma.

Fabrício Molica, estudante do 5º período de Direito do UNIPTAN, aprovou a plataforma. Segundo ele, além de estar cumprindo as medidas de prevenção contra o Covid-19 estando em casa, as aulas remotas vão permitir que ele e os demais alunos não percam o semestre. “Acredito que estamos tendo o mesmo desempenho que nas aulas presenciais. As opções de chats, participação com voz, têm deixado as aulas muito dinâmicas. É importante frisar que esse tipo de aula, por meio de acesso remoto oferecido pelo UNIPTAN, não é uma modalidade EAD, e sim de ensino presencial, visto que estamos interagindo em tempo real com o professor”, afirma.

Para Daniela Maria de Mesquita, aluna do 1º período do curso de Educação Física, o mais importante nesse processo é que as aulas continuam por meio da plataforma disponibilizada pela Instituição.

Maycon Vinícius, aluno do curso de Nutrição, afirma que a nova plataforma é um desafio tanto para professores quanto para os alunos, mas confia nas aulas online. “Todos precisam se adaptar, mas a plataforma é organizada e de fácil acesso, o que possibilita o rendimento e a continuação das aulas. O modelo de aula online adotado pelo UNIPTAN facilita muito, pois os alunos podem expor suas dúvidas pelo chat".

Aryana Cruz, que é aluna do 5º período de Direito do UNIPTAN, diz-se muito satisfeita com a nova plataforma de aulas. Segundo ela, num cenário de pandemia e isolamento, a nova plataforma se mostrou uma excelente ferramenta educacional que dá continuidade ao aprendizado sem perder a qualidade das aulas e sem causar prejuízo na formação dos alunos. “Mesmo a distância, a interação entre alunos e professores se faz presente a todo momento. Os docentes estão extremamente motivados e dedicados à nova experiência, e o suporte técnico nos dá o apoio necessário”, afirma.

Para a Reitora do UNIPTAN, entregar para os alunos uma plataforma de aulas online através de uma ferramenta educacional robusta e eficiente que permite aos alunos acompanharem as aulas em casa é um ganho muito grande para todos. “A experiência com a plataforma tem sido muito positiva, os alunos têm dado uma resposta muito boa. A predisposição dos alunos em aceitar e entender o momento de dificuldade por que passamos foi fundamental para que pudéssemos entregar a eles, com muita responsabilidade, num momento difícil, educação de excelência como é a marca do UNIPTAN.”


Fonte: