às 10:16:00

Comunicado aos alunos do internato e estágios de cursos de saúde

Caro aluno,
No último dia 19 de março, o UNIPTAN informou sobre a suspensão das atividades práticas e complementares em obediência às recomendações da OMS e Ministério da Saúde com o objetivo de resguardar a saúde e a segurança de todos na prevenção ao contágio e propagação do coronavírus (COVID-19) no Brasil.
Naquela comunicação afirmamos que a suspensão duraria até 31 de março, podendo ou não ser estendida, a depender da definição das diretrizes dos órgãos reguladores e dos hospitais, públicos e privados, em que nossos alunos fazem suas atividades práticas, de atendimento básico de saúde.

O comunicado abrangia não só alunos de Internato (5º e 6º anos), bem como de outras graduações nas áreas de saúde, cujos últimos semestres letivos são quase que integralmente práticos.
Na data de hoje, 2 de abril, o UNIPTAN esclarece que as atividades de internato seguirão suspensas por mais 7 dias, ou seja, até dia 9 de abril. Este novo prazo faz-se necessário para que a sociedade, em especial, nós, como instituição de ensino, e vocês, alunos, tomem total conhecimento do programa “O Brasil conta comigo”, lançado pelo Ministério da Saúde.

O programa “O Brasil conta comigo” permite a participação de alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, em caráter temporário, na força-tarefa de combate à COVID-19 por meio da realização de estágio curricular obrigatório. Para os alunos de Medicina, a participação pode ocorrer para alunos do Internato (5º e 6º anos). Já os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia somente podem participar se estiverem no último ano da graduação, durante o estágio obrigatório.

Como as inscrições para o programa começam neste dia 2 de abril, o UNIPTAN optou em aguardar a repercussão e novos esclarecimentos sobre esta iniciativa do Ministério da Saúde. Na próxima semana voltaremos com um novo comunicado, mas desde já reafirmamos que o calendário e conteúdo acadêmicos serão integralmente cumpridos ao longo de 2020.   A direção permanece integralmente à disposição, como tem sido desde o início desta pandemia.

Att.,
UNIPTAN


Fonte: