Alunos do UNIPTAN desenvolvem dispensadores de álcool em Gel .

Alunos e coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do UNIPTAN, desenvolveram dispensadores de álcool em gel para ajudar no combate e prevenção da COVID-19 na Instituição.

Fruto de um Projeto de Extensão, a fabricação dos dispensadores de álcool em gel veio de uma demanda da Instituição em atender as novas normas de segurança devido a pandemia.

Os dispensadores são acionados por um pedal, evitando assim o contato das mãos em outros locais após a higienização. Trata-se de um projeto com visão inovadora sobre segurança e prevenção.

O fabricação seguiu em etapas e foi totalmente desenvolvido pelos alunos, que utilizaram materiais ecologicamente corretos como madeiras pallet, trazendo um viés sustentável para o projeto.

Os dispensadores serão utilizados dentro do Uniptan em locais estratégicos, de maior movimentação.

Todos os cuidados foram respeitados no processo de fabricação dos dispensadores, como uso de máscaras e mantando o distanciamento exigido pelas autoridades de saúde.

Para Bruno Silva, estudante do 7º período de  Engenharia Civil do UNIPTAN, o projeto foi fundamental para que ele desenvolvesse um conceito muito importante que é o de trabalho em equipe. " O desenvolvimento de projetos como esse dos dispensadores de álcool, é de essencial importância para os discentes participantes. Além de proporcionar a aplicação de métodos construtivos em um trabalho prático, auxilia no desenvolvimento de uma das técnicas mais importantes para um futuro engenheiro: o trabalho em equipe.”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Produção, Simone Melo, o envolvimento dos alunos foi muito importante para o sucesso do projeto. "O envolvimento dos alunos em um projeto de extensão é de suma importância, pois com ele o aluno consegue ir além do pensamento comum e colocar seu espírito inventivo para funcionar. Aprende a trabalhar em equipe e pode até descobrir a sua capacidade de liderança. Outro ponto, é que os alunos se empenharam para o desenvolvimento do projeto e mostraram que são capazes de enfrentar qualquer desafio.

Simone Melo ressalta também a importância dos dispensadores para os alunos em tempos de pandemia. " Será muito gratificante ver que o nosso produto estará sendo usado por todos os alunos quando retomarmos as aulas e que ajudará na prevenção desse vírus", conclui.

Participaram também do projeto o coordenador do curso de Engenharia Civil, Francisco Neto, Bruno Silva aluno do 7º período de Engenharia Civil, Débora Resende e Lorran Dutra, do 9º período de Engenharia de Produção e Robson Silva do 7º período do curso de Engenharia Civil.