Aluno do curso de Psicologia do UNIPTAN contribui com Coletânea de artigos de Extensão, Pesquisa e Ensino do IF Sudeste MG (campus SJDR)

O estudante do 4º período do curso de Psicologia do UNIPTAN, Lucas Eduardo Maia Lara, contribuiu para a produção “Saberes & Fazeres – Coletânea de artigos de Extensão, Pesquisa e Ensino do IF Sudeste MG – Campus de São João del Rei, volume IV”, junto à professora Sâmara Sathler Corrêa de Lima. Trata-se de um relato de experiência sobre estudos preliminares para a implantação da Avaliação de Desempenho na Prefeitura de Resende Costa. O artigo em questão foi o produto final de um estágio realizado como exigência para o título de Tecnólogo em Gestão de RH pelo IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.

Lucas é formado em Filosofia pela UFSJ, e no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei. Ele conta sua experiência sobre a publicação:  “A minha publicação junto à professora Sâmara Lima é um relato de experiência sobre estudos preliminares para a implantação da Avaliação de Desempenho na Prefeitura de Resende Costa.
A Psicologia, nos processos da Gestão de Pessoas, se destaca como protagonista no sucesso organizacional, o que se dá por meio da modernização dos processos e da busca por uma gestão voltada para a qualidade e dinamicidade, considerando a subjetividade humana como um importante aspecto do trabalho. As políticas de Gestão de Pessoas vêm conquistando espaço nas empresas privadas e até mesmo na administração pública, em que se espera um processo mais burocrático, como é o caso da avaliação de desempenho, prevista legalmente para os servidores públicos. Trata-se de uma metodologia de aplicação contínua que busca fazer um contrato com os trabalhadores referente aos resultados esperados pela organização. Avaliar o desempenho é um processo que serve para estimular o valor, a excelência e as competências dos trabalhadores, bem como indicar qual é a contribuição dos mesmos para a organização. Da mesma forma, a avaliação de desempenho se torna ferramenta eficaz para levantamento de necessidades, favorecendo o nível de satisfação dos trabalhadores. Por fim, a avaliação de desempenho proporciona retroação às pessoas e à organização a respeito do desempenho, demandas e potencialidades, sendo assim, funciona como elemento integrador e consiste em uma estratégia de gestão de pessoas importante e adequada para o alcance dos objetivos organizacionais tanto no setor privado quanto no setor público.
E hoje, ao estudar Psicologia no UNIPTAN, reforço o meu entendimento desta ciência e profissão pelo seu poder agregador para o conceito e vivência do trabalho”.
A orientadora deste trabalho, professora Sâmara Lima, reforça a importância dos estudantes se envolverem ao máximo em atividades práticas como estágios, visitas técnicas e/ou projetos, pois acredita que “é por meio das vivências que construímos uma visão crítica acerca dos construtos, processos e técnicas que estudamos em teorias. É na prática, quando nossa teoria “não dá conta” do problema, que temos a oportunidade de inovar e fazer diferença na realidade em que estamos inseridos. Assim aconteceu com o Lucas, e foi um processo tão bacana que mereceu ser compartilhado na Coletânea em questão, buscando inspirar mais trabalhos como o que ele realizou”.

A coordenadora do curso de Psicologia do UNIPTAN, Talyta Resende de Oliveira, ressalta:
“A avaliação de desempenho é uma importante tarefa de todo profissional que atua no campo de Gestão de Pessoas. Esse campo, naturalmente interdisciplinar, agrega diversas formações, como o Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração e Psicologia. Nosso aluno do curso de psicologia, Lucas Lara, possui a formação em Gestão de Recursos
É muito importante para nós, da coordenação do curso, que o aluno desenvolva projetos e realize boas produções científicas durante sua formação. O aluno Lucas Lara, com suas duas graduações (Filosofia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) e sua experiência em produção científica, certamente vem a somar em nosso curso. O campo no qual ele atua, a saber, da Gestão de Pessoas, é também um campo de atuação do psicólogo e, por isso, o diálogo tende a se enriquecer quando estabelecemos relações interdisciplinares. Recomendo a leitura do capítulo a todos, já que se trata de um bem-sucedido projeto de regulamentação da Avaliação de Desempenho de uma Prefeitura. ”

Sabemos que a pesquisa e a extensão são essenciais para garantir qualidade no ensino. A Prof.ª Dr.ª Eliane Moreto Silva Oliveira, coordenadora de Pesquisa do UNIPTAN, complementa com seu relato: “A pesquisa e extensão são partes indissociáveis do ensino de qualidade e, juntamente com os estágios, fazem parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Estas atividades permitem o contato do aluno com diferentes experiências, possibilitando o conhecimento sobre sua futura atuação profissional, o desenvolvimento do senso crítico frente às questões científicas que embasam as decisões profissionais e a conscientização quanto à responsabilidade social em prol da comunidade”.

Para acessar a produção Saberes & Fazeres – Coletânea de artigos de Extensão, Pesquisa e Ensino do IF Sudeste MG – Campus de São João del Rei, volume IV  Clique Aqui