às 10:30:00

Aluna de Enfermagem do UNIPTAN na linha de frente no combate ao COVID-19.

A aluna do 10º período  do curso de Enfermagem do UNIPTAN, Iara Brasil Costa da Silva, foi selecionada para fazer parte do programa Brasil Conta Comigo do Ministério da Saúde que visa aumentar o número de profissionais de saúde no atendimento à população vítima da Covid-19.

O "Brasil Conta Comigo - Acadêmico”, é um instrumento inédito que contempla um cadastro de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. A ação foi criada pelo Ministério da Saúde com o intuito de auxiliar os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às ações de enfrentamento à COVID-19.

Para Iara Brasil, aluna do UNIPTAN, fazer parte do Programa Brasil conta Comigo está sendo muito importante, " Tem sido um grande desafio estar  na linha de frente  do combate a esta pandemia que assola nosso país, me sinto realizada e motivada a cada dia, colocando em prática os ensinamentos acadêmicos transmitidos pelo UNIPTAN, bem como todas as experiências adquiridas durante as atividades e estágios oferecidos pela IES. Os ensinamentos que recebi durante as aulas foram muito além dos conteúdos curriculares pois me mostraram a verdadeira essência da profissão de enfermeira", conclui.

Iara Brasil atua hoje na Unidade Básica de Saúde da cidade de  Santa Cruz de Minas, e é supervisionada pela Responsável Técnica Francielle Dantas Trindade. 

Iara conta que alguns momentos foram muito difíceis e ressalta que  os profissionais de saúde tem que estar preparados, fisicamente, psicologicamente e principalmente tecnicamente para enfrentar qualquer atendimento. "Um dos momentos mais delicados foi um atendimento de emergência a uma criança de 3 anos  que estava bastante debilitada, com suspeita de Covid-19.  Realizamos a consulta de acordo com o protocolo de atendimento e com o apoio do SAMU.  O atendimento foi correto e tivemos sucesso,  a paciente se recuperou após 3 dias na unidade de terapia intensiva e já está em casa com sua família", afirma.

Iara Brasil deixa uma mensagem para os estudantes de enfermagem de todo o Brasil. " Se dediquem, que o amor pela enfermagem se perpetue , seja grato, não desanime diante dos obstáculos. Humanizem o atendimento, e o mais importante de tudo: estude sempre, pois conhecimento é poder e fará de vocês um profissional diferenciado". conclui.

Para saber mais sobre o Programa Brasil Conta Comigo Acesse Aqui
 


Fonte: